Gaspar João Domingos – Bispo (C.A.O.A)

Frazes

“É preciso catapultar a igreja para os níveis que ela ostentou no passado”

Biografia

Gaspar João Domingos, filho de João Domingos Manuel e de Inês José Gonçalves, nascido à 24 de Julho de 1961, no  antigo Distrito Provincial de Luanda, na comuna de Ságua(Margens do Kuanza) actualmente Província do Bengo, sétimo de um total de nove filhos, dos quais sete já falecidos (Viva – Madalena-1ª). Na companhia de seus pais com cerca de 2 anos no distante ano de 1963, veio à cidade capital de Luanda, passando a residir no actual município do Rangel, de onde um ano depois voltou a mudar-se para o município do Cazenga.

Concluiu seus estudos primários no ano de 1974 na Escola de nº 143 (Cuca); O ensino Preparatório no ano de 1977, na Escola Preparatória N’gola M’bandi (ex-Emídio Navarro); O ensino Liceal no ano de 1979, na Escola N’gola Kiluanji; O Instituto no ano de 1986, no Instituto Politécnico Makarenko, tendo concluído o Curso Médio, na Escola S.Carlos no Brasil; Cursou a Faculdade de Teologia no ano de 1987, no Instituto Metodista do Ensino Superior, no Brasil tendo feito estudos complementares de graduação no ano de 1996, no Instituto Ecumênico de Bossey (CMI), da Universidade de Genebra – Suíça. Sendo Mestrando na Universidade Pública de Évora, Portugal, na área de Ciências da Educação.

Teve como sua 1ª experiência de serviço remunerado aos 18 anos de idade, trabalhando no ano de 1979 no Ministério das Pescas (Gabinete do Ministro), como Escriturário Dactilógrafo de 2ª ; Pela necessidade de continuação dos estudos, demitiu-se, empregando-se no ano de 1981, no Ministério de Educação, como professor primário. Após o período de sua formação académica, no Brasil,  foi nomeado a trabalhar, no ano de 1988, pela Conferência Anual do Oeste de Angola da Igreja Metodista Unida, nas funções de Secretário para Actas e Documentos e concomitantemente de Pastor responsável no Ministério Pastoral dos Jovens- junto da Direcção Geral dos Jovens; No ano de 1990, recebeu nomeação Episcopal para pastorear a Igreja Metodista Unida de Galileia, vindo a acumular no ano de 1992, após sua eleição para o cargo de Secretário Geral  da Conferência Central de África da Igreja Metodista Unida, cargo atribuido pela 1ª vez na História do Metodismo em Angola à um angolano. Trabalhou nesta função até 1996.  Após 5 anos de trabalho consecutivos na Igreja de Galileia, foi no ano de 1994, no quadro da busca de intervenção das igrejas no processo de pacificação do País, transferido a trabalhar no Conselho de Igrejas Cristãs em Angola, como 1ºDirector no Departamento de Justiça, Paz e Reconciliação.

Tendo sido reconhecida a sua capacidade e o desempenho no seu trabalho, foi indicado pela Igreja Metodista, como candidato a sucessão ao cargo de Secretário Geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), tendo conquistado dois terço da confiança dos Líderes religiosos deste fórum ecuménico, o que valeu a sua eleição ao cargo no ano de 1998. De recordar que fora a 1ª vez nos mais de vinte anos de vida do CICA, que um Metodista, pese embora seja membro co-fundadora, ascendera á tão nobre posição.

Gaspar João Domingos é filho de pais cristãos, teve educação cristã desde tenra idade. Baptizado na Igreja Católica em 1962, no Metodismo frequentou com seus pais a Igreja Metodista Unida do km 7 (Bethel) nos idos anos de 1963. A mudança de residência por seus pais em 1964 levou-o a frequentar a Igreja Metodista Unida de Maria Madalena, no município do Cazenga. Esteve na classe infantil, até que no ano de 1974 com 13 anos foi reconfirmado na sua fé em Jesus Cristo, tendo sido enquadrado nas fileiras do Coro central da Igreja, bem como na Organização Juvenil da referida Igreja. No coro foi Mestre e regente; na igreja membro da Comissão de Música; na Juventude, Guia de Recreios local e distrital de Luanda, Secretário de actas e documentos e Director da Juventude. Foi indicado no ano de 1979 á coordenar o Programa da Escola Bíblica de Férias ao nível da Conferência Anual. Por se ter dedicado ao serviço da Igreja, foi beneficiado com uma Bolsa de Estudos na área de Teologia no Brasil. Findo o curso e regressado ao país, na 4ª Conferência da I.M.U.A., realizado na Igreja Central de Luanda (Distrito Eclesiástico de Luanda), foi recebido no ano de 1988, Membro a Prova da Conferência Anual do Oeste de Angola; na 6ª Conferência realizada na Igreja Metodista de Emaús (Distrito de Luanda), foi recebido no ano de 1990, á Plena Conexão e Diácono; na 8ª Conferência realizada no Distrito Eclesiástico do Kuanza Sul – Kibala, no ano de 1992, fora recebido à categoria de Presbítero da I.M.U.A., na C.A.O.A. Em seu ministério pastoral fora ainda indicado como Membro da Junta de Curadores do Seminário Emanuel Unido no Huambo; Membro da Junta do Ministério Ordenado da C.A.O.A. e igualmente da Conferência Central de África respectivamente. Professor ao Curso Conferencial de Estudos. Eleito Bispo no dia 17 de Agosto de 2000, na 9º Conferência Central de África da Igreja Metodista Unida, realizada em Maputo-Moçambique, e consagrado Bispo Metodista à 20 de Agosto de 2000. Em 19 de Agosto do ano de 2004 na Conferencia Central de Africa fora reeleito ao Episcopado tendo sido declarado Bispo Vitalício da Igreja Metodista Unida no mundo. Membro da Comissão Geral de Unidade da Cristã e Assuntos Inter-Religiosos, membro do Task Force da Iniciativa de Pensões das Conferencias Centrais de Africa, Europa e Asia, membro do Comité de Finanças do Concílio dos Bispos e membro da Comissão dos Assuntos das Conferencias Centrais da Conferencia Geral da Igreja Metodista Unida.

Casou-se aos 16 de Dezembro de 1983 em Luanda, com D. Lucrécia Manuel Alexandre Domingos, Técnica média de Ciências Físicas (Fisioterapia), e Licenciada em Saúde Pública e Análises Clínicas nascida em 11 de Maio de 1963, em Malange no município de Quizanga, filha de Manuel Alexandre e de Teresa Manuel. Desta união nasceram 6 filhos nomeadamente, Ariane Marcelina Domingos – nascida aos 27 de Setembro de 1984(Brasil); Ismael Alex Domingos- nascido aos 5 de Setembro de 1986(Brasil); Taínes Sílvia Alexandre Domingos – nascida aos 5 de Janeiro de 1990(Cazenga); Elyeser Joel Domingos – nascido aos 27 de Maio de 1993(Cazenga); Terena Eunice Domingos – nascida aos 14 de Junho de 1995(Kilamba Kiaxi); e Gláucio Domingos- nascido aos 08 de Fevereiro de 1999(Kilamba Kiaxi).

*Declaro por minha honra que os dados contidos nesta auto-biografia estão fielmente correctos.

Subscrevo-me com Estima 

Rev. Gaspar João Domingos

Chamar no WhatsApp
1
Como posso ajudar?
Igreja Metodista Unida
Olá!
Posso ajudar?
Aperte o botão a baixo