A Organização de Jovens Adultos é um organismo leigo missionário, criado por iniciativa do Gabinete Episcopal, sob liderança de Sua Reverendíssima Bispo Dr. Emílio Júlio Miguel de Carvalho, que em 1990, tinha orientado o Ministério Pastoral aos Jovens, liderado naquela altura pelo Rev. Gaspar João Domingos (actual Bispo Residente), no sentido de formar um grupo que congregasse jovens com idades superior á 25 anos, e que pudessem ter uma missão específica dentro da Igreja Metodista Unida.
HINO O.J.A
Jovem, jovem adulto
Não negues ao mestre
Teus dons e talentos,
Com firmeza lealdade e valor
Fazendo a vontade do redentor
Necessita o Senhor que difundas
Suas novas de graça e amor
Aos perdidos em obras imundas
Anunciar que Ele é o salvador
Vendavais assolam teu viver
Nunca devem tua vida tragar
Teus problemas poder vencer
Se em Jesus você confiar
Jovem esta é a tua missão
Nestes tempos de dor e aflicção
Traga servos aos pés de Jesus
E os vis perdidos verão a luz
Transportai o estandarde da fé
Publicai de Jesus o querer
Com valor a espada empunhareis
E ao vosso senhor glorificareis
Historial da OJA
A Organização de Jovens Adultos é um organismo leigo missionário, criado por iniciativa do Gabinete Episcopal, sob liderança de Sua Reverendíssima Bispo Dr. Emílio Júlio Miguel de Carvalho, que em 1990, tinha orientado o Ministério Pastoral aos Jovens, liderado naquela altura pelo Rev. Gaspar João Domingos (actual Bispo Residente), no sentido de formar um grupo que congregasse jovens com idades superior á 25 anos, e que pudessem ter uma missão específica dentro da Igreja Metodista Unida.
Na verdade, havia naquela altura algum conflito no seio da juventude da Igreja, onde os jovens com idades superior á 25 anos detinham a hegemonia da organização. E por sua vez, aqueles cujas idades eram inferior á 25 anos, não conseguiam impor-se na organização devido aos grandes desníveis etários que os separava.
Foi então que á 3 de Fevereiro de 1990, o Ministério Pastoral aos Jovens, reuniu na Igreja de Bethel em Luanda, um grupo de jovens com idades superior á 25 anos, para constituir uma Comissão Instaladora da Organização de Jovens Adultos, tendo sido eleito o irmão Pedro Sebastião, como Coordenador.
Neste mesmo ano, a Comissão Instaladora funcionou ao nível da Conferência Anual e do Distrito Eclesiástico de Luanda, pois este distrito tinha sido escolhido como experiência-piloto, para a formação dos núcleos nas igrejas locais. Esta organização que iniciou o seu trabalho em Luanda, teve como primeiro passo organizar os jovens adultos da Igreja de Icolo e Bengo, seguindo-se as igrejas de Bethel, Belém, Central, S. Tiago e Redentor. Ao mesmo tempo que se organizava o trabalho no Distrito Eclesiástico de Luanda, o Gabinete Episcopal orientou o grupo de jovens adultos no sentido de expandir-se o trabalho aos outros distritos. Assim, foi-se para o Kwanza-Sul, sendo que nos outros distritos a orientação era organizar inicialmente as igrejas centrais. Seguiu-se para os distritos do Kwanza Norte e Kwanza Bengo.
Accção Social
O 16 de Maio de 1992 surgiu como Dia da Organização de Jovens Adultos, pelo facto de ter sido a data em que se lançou o primeiro programa da organização, na Igreja de Bethel, na presença do Sua Revma. Bispo Emílio de Carvalho e dos oficiais da Conferência Anual e do Distrito Eclesiástico de Luanda.
Missão
Em Julho de 1992, na 8ª. Sessão da Conferência Anual do Oeste de Angola, realizada na Igreja Metodista Unida de Quibala – Distrito Eclesiástico do Kwanza Sul, a Comissão apresentou a proposta que fez surgir a ORGANIZAÇÃO DE JOVENS ADULTOS com a sigla OJA, e que tornou-se no quarto organismo leigo da nossa Igreja, com a Missão de ir ao encontro das necessidades dos membros e não só, levando-os ao conhecimento de Jesus Cristo, mediante um programa de educação religiosa cristã, que visa fortificar a sua fé cristã e engajá-los nos trabalhos da Igreja, nas suas diferentes áreas, no Ministério Pastoral e na sociedade.
Estratégias
MISSÃO
A organização de jovens com idades compreendidas entre 12 e 25 anos de idade da Igreja Metodista Unida, é denominada “Juventude da Igreja Metodista Unida”, representada com a sigla “JIMUA”. É uma escola onde os seus membros são dirigidos e preparados com devido conteúdo bíblico, social, científico e recreativo, a fim de se tornarem úteis a igreja e a sociedade.
VISÃO
Constituem valores da organização as virtudes que orientam a personalidade dos seus membros e, que se manifestam na integridade, fraternidade, empenho, excelência, altruísmo, voluntariado, respeito mútuo e profundidade de fé.
VALORES
A organização visa no geral, proporcionar aos seus membros conhecimentos bíblicos e doutrinários, para o exercício da fé, do amor a Deus e, ao próximo
Últimas Notícias
Superintendente do Záire encerra actividades com a visita à Peniteciaria do Kivanda
Revº Emanuel Santa leva apoio material, espiritual e moral aos reclusos, e reforça mensagem de inclusão no Censo 2024 Após três semanas de intensa actividade pastoral nos municípios de Mbanza Congo, Soyo e Nzeto, o Superintendente Distrital, Revº Emanuel Santa,...
Cléricas da Igreja Metodista Unida Visita O E.P. DE KAKILA
A Associação das Cléricas da Igreja Metodista Unida em Angola (ACLEIMUA), liderada pela Rev. Bernarda da Cruz Manuel, Pastora da da IMU John Wesley, visitou, nesta segunda-feira, 16 de Setembro, o estabelecimento Penitenciário de Kakila. A visita teve como principal...
Frases
“Ninguém é mais forte do que todos nós juntos”