Cuanza Sul é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região central do país. Sua capital está na cidade e município de Sumbe e, Segundo as projeções populacionais de 2018, conta com uma população de 2 109 999 habitantes e área territorial de 55 660 km² (4.7 % da área total do país), sendo a quinta província mais populosa de Angola.
Administrativamente esta dividida em 12 municípios e 32 comunas, sendo constituída pelos municípios de Amboim, Cassongue, Cela, Conda, Ebo, Libolo, Mussende, Porto Amboim, Quilenda, Quibala, Seles e Sumbe
O Distrito Eclesiástico do Cuanza Sul, situa-se no centro do país, faz fronteira a norte com os Distritos Eclesiásticos de Luanda e Cuanza Norte, ao Sul com Benguela e Huambo, ao Leste com o Bié e Malange, e a Oeste com o oceano Atlântico.
Foi no dia 23 de Junho de 1909, que um grupo de missionários americanos, encabeçados pelo Reverendo, william Dodson, mais outros membros que construíam um edifício primeiro Andar de adobe no Kiongua, atravessam de canoa o rio Cuanza para efectuar o corte de paus para a viga para o referido edifício, partiram do Kiongua-Malanje com destino as povoações de, ate Dunga onde encontraram os paus para a viga, como Missionários pelo números de populares encontrados na área, acharam implantar a igreja no Dunga uma das comunidade do Libolo nesta região apenas no ano de 1910, continuando com a sua missão de expandir a igreja no M Banguangua, para expandir o evangelho na zona Sul, o Centro Missionario do Kienha é a sequência do Kionga.
Em 1935, chega a igreja no município do Libolo, através de 2 presos transferidos de Caxito para o Libolo encontraram um carcereiro, Correia Cacuri, guarda e cozinheiro dos presos em referencia, os mesmos evangelizaram, o carcereiro, pore o Rei Acacuri na tinha filhos com a sua esposa Ana Cassinda, ambos foram evangelizados graças a Deus depois o casal conseguiu alcançar filhos assim chegava a igreja no Libolo através deste casal evangelizado que se estabeleceu a igreja em 1935.
Em 1940 Tavares Kissama proveniente do Bolongongo, Cuanza Norte implanta a igreja na comunidade da Cazanga.
Em 1945, Joao Mateus Kiwaia Proveniente antiga classe sede actual Igreja Metodista Unida de Betehel de Luanda e Julia António antes proveniente do Dondo para Luanda na classe sede, ambos deslocaram-se para a Kibala João Mateus organiza a igreja na Boa Esperança Kimone Julião António Organizou a igreja no Cariano.
Em 1948, Alfredo Mota proveniente do Bolongongo foi ate ao seus padrinho Tavares Kissama, no Cazanga, achou que o bairro de Canema-Tekula , necessitava de uma igreja, então Alfredo Mota (Kinongua), pediu ao seu padrinho que o bairro da Tekula e foi autorizado, assim chegou a igreja Metodista Unida naquela localidade, actual igreja Metodista Unida Alfredo Mota em Sua homenagem.
Face as localidades já com a igreja implantada, a igreja Metodista Unida de Boa Esperança Kimone implantou a no Bumba-a-Lunga e de Bumba-a-Lunga avançou para o bairro do Kitambi, os do Canema organizaram a igreja no Mungango.
Em 1947, chega a igreja na localidade do Ngola Lombo, a classe da igreja Metodista Unida Gombe Ya Muxima na Quissama, atraves dos trabalhadores dos petróleos que trabalhavam nas sondas NO Cabo Ledo, converteram-se na referida igreja assim chega a igreja ate o Ngola Lombo actual Igreja Armando Salvador Kitoe.
O antigo Centro Missionário de Cazanga foi um centro muito respeitado até ao ponto que os sipaios, não realizavam rusga naquele Centro o colono espetava-o e temia-o com muita vénia, por possuir naquela altura indivíduos conhecedores da doutrina religiosa foi um dos maiores Centros Metodista de referência.
É salientar que na Zona do Kienha comunidade que faz parte do município do Libolo, apenas as arvores restam como lembrança.
Desde 1909 ate 1974, a Igreja Metodista Unida no Cuanza Sul, pertencia ao Distrito de Luanda.
do Cuanza Norte.
De 1976 até 1979, o Cuanza Sul passa a pertencer no Distrito Eclesiástico do Cuanza Norte.
Desde 1979 o Cuanza Sul, tornou um Distrito autónomo, fruto da separação do Distrito do Cuanza Norte.
Ocorreram varias prisões, contra os membros mais activos da igreja do Cuanza Sul, perseguições coloniais da PID, resultaram na morte e prisões dos irmãos com são os casos de João Mateus no Quimone, Frederico Kixindo no Bumba-a-Lunga, Alfredo Mota no Kinongua, Abel Atrasado Vunge, do Utende morto na prisão da Gabela, Chiquito Cafumana no Cariango , Domingo ICcongui, Joao Ranger Kunanga do Kienha, Eduardo Zamba Ya Gimbi responsável da igreja do Somué, Catepa Ribeiro Tesouleiro da Igreja do Cazanga foi morto e tantos outros uns presos no São Nicolau e outros mortos.
Teve como o primeiro Superintendente Distrital, o Reverendo Santos José Francisco, seguiram-se depois os Reverendos Gabriel Vinte e Cinco, Adão de Sousa, Manuel Mucumbi Júnior, Domingos Cafuanda, Moisés Bernardo Jungo, Luzia Quixina Nicolau Nicolau Tecambi Gunza e António Paciência Gunza.
O Reverendo Gabriel Vinte e Cinco é segundo Superintendente do Distrito do Cuanza Sul de 1987 ate 1993, e é o primeiro Superintendente nativo e o primeiro Metodista do Cuanza Sul a ingressar-se no Clérigo, 4 anos de formação teológica, de 12 de setembro de 1974 ate 1978.
De 1996 ate 2002, o Distrito Eclesiástico do Cuanza Sul teve como 3º Superintendente o Reverendo Adão de Sousa.
De 2002 ate nos meados de 2004, teve uma curta passagem como 4º Superintendente o Reverendo Manuel Mukumbi Júnior durante um ano e meio, é o superintendente que menos tempo teve a frente do Distrito ao longo da sua existência.
De 2004 ate 2012 Reverendo Domingos Cafuanda foi o 5º Superintendente do Distrito e segundo filho nativo do Cuanza Sul assumir a liderança da igreja.
De 2012 ate 2017 Reverendo Moisés Bernardo Jungo, 6º Superintendente do Distrito.
De 2017 ate dia 25 do mesmo , a Reverenda Luzia Kixina Nicolau Gunza Tekambe, foi a 7ª Superintendente, e primeira mulher assumir este cargo neste distrito, o seu mandato foi prematuramente interrompido por partir para a eternidade.
Nascido a 09 de Setembro de 1966 em Malanje, o Reverendo António Paciência Gunza actual Superintendente do Distrito, é o 9º Superintendente da historia da existência da igreja Metodista Unida no Cuanza Sul, ingressou no Ministério Pastoral em 1991, no Instituto Medio de Teologia Bispo Emílio de Carvalho no Negaje província do Uíge, e formação Superior de Teologia Emanuel Unido em 1995 na província do Huambo.
Formação Teológica, Técnico Médio de Teologia, Técnico Superior de Teologia e Licenciado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Evangélico do Lubango ISTEL, academicamente, o Reverendo Paciência é formado como Técnico Medio de Administração pública, Licenciado em Historia pela ISCED Instituto Superior da Ciências da Educação e Mestrando em Ensino de Historia em Angola.
Em 1996 recebeu a primeira nomeação Episcopal como pastor Adjunto da Igreja Metodista Unida do Retentor, em 1997, foi transferido para o Lubango, em 2006, foi transferido para a Igreja Metodista Unida Emanuel no Lubango, em 2007 foi transferido para a província de Benguela, em 2010 transferido para a Igreja Metodista Unida Nova Jerusalém, em 2014 transferido para a Igreja Metodista Unida José Catumbela Lima e, em 2018 na 33ª Sessão foi nomeado como Superintendente do Distrito Eclesiástico do Cuanza Sul até a presente data.
A primeira sede do Distrito Eclesiástico do Cuanza Sul estava instalada no município da Kibala, actualmente a sua sede localiza-se na Igreja Metodista Unida Central do Sumbe capital da província. Com a restruturação da Conferencia Anual do Oeste de Angola, o Distrito, perdeu para o distrito de Luanda a Igreja Metodista Unida Dona Marilina de Carvalho, tem 30 igrejas e 1 centro Missionário do Mussende, com a perca da igreja em referência, falecimentos, casamentos e outros factores, o Distrito conta com mais de 10.000 membros, o município da Kibala com 16 igrejas é o berço do Metodismo no Cuanza Sul.
Os municípios do Cassongue, Conda e Seles são localidades, sem a implantação da igreja Metodista Unida, para o município da Conda esta sob a responsabilidade da Igreja Metodista Unida Emanuel Gabela do Amboim e já tem um espaço para a construção do primeiro templo naquele município faltando a legalização do mesmo, a Igreja Metodista Unida Central do Sumbe assume levar o evangelho o para o município do Seles, ao passo que a Igreja Metodista Unida do Waco Kungo levará o evangelho para o município do Cassongue.
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.