Bispos da UMC na África emitem declaração sobre o estado da Igreja
Nós, os bispos da Igreja Metodista Unida (UMC) na África, fazemos a seguinte declaração aos nossos irmãos e irmãs na África e à UMC como um todo.
Isaías 43:19: “Eis que estou fazendo uma coisa nova. ”
Apoiamos a decisão da Conferência Geral 2020/2024 de aprovar a Regionalização Mundial da Igreja, que permite que a África e outras áreas da Igreja tomem decisões que melhor apoiarão a divulgação e os esforços do ministério em nossos próprios ambientes específicos. A regionalização permitir-nos-á elaborar e publicar o nosso próprio livro regional de disciplina, hinos, livros de adoração e outros recursos litúrgicos.
A regionalização permitirá definir requisitos para ordenação e ministério licenciado em relação às nossas necessidades e recursos e definir padrões para membros leigos. A regionalização permitir-nos-á desenvolver práticas em torno de cerimónias de casamento, funerais e outros ritos que se alinhem com contextos e leis culturais em cada um dos nossos países na África. Por isso, exortamos as nossas conferências anuais a apoiar a regionalização e a ratificar as emendas constitucionais relacionadas com a regionalização.
Apelamos à educação continuada sobre regionalização a partir do nosso contexto e relacionada com as nossas necessidades e recursos. É por isso que exortamos o nosso próprio povo a serem intervenientes fundamentais na condução da formação e no fornecimento de recursos nas nossas línguas e perspectivas.
Permaneceremos na Igreja Metodista Unida e exortamos os nossos membros a se juntarem a nós na nossa posição de permanecer na Igreja Metodista Unida e continuaremos a ser pastores do rebanho de Deus nesta denominação mundial. Continuaremos a fazer ministério no nosso contexto em África.
Condenamos aqueles que trabalham para a Igreja Metodista Global enquanto afirmam ser membros da UMC e exortamos-os a retirarem-se da UMC. Convocamo-los a ir em paz e a fazê-lo respeitosamente. Nossa política não permite que uma pessoa seja membro de duas denominações. Portanto, tomaremos medidas disciplinares sobre aqueles que trabalham contra os interesses da UMC. Isto significa, mas não se limita a ser desleal à UMC ou a minar o ministério da Igreja e seus líderes. Também castigamos aqueles que vêm de fora da África para coagir e assediar membros das nossas igrejas. Nós castizamos grupos como a Associação Wesleyan Covenant (WCA), suas organizações relacionadas e sua Iniciativa Africa Now por fornecer informações erradas sobre a UMC. Nós não consideramos o WCA como um fórum da UMC na África.
Continuamos a rezar por eleições episcopais pacíficas e transição suave nas seguintes áreas episcopais: Angola Oriental, Congo Oriental, Moçambique, Nigéria, Serra Leoa, Sul do Congo, Zimbabwe; e as novas áreas episcopais no Burundi e no Congo.
Nosso Deus da esperança está nos dando nove bispos para sermos eleitos em África nos próximos meses. Estamos a pedir que os nove bispos que serão eleitos e os bispos que continuam a ser líderes fortes que permanecerão na Igreja Metodista Unida.
Apelamos à Igreja Metodista Unida na África para avançar e focar no ministério de fazer discípulos de Jesus Cristo para a transformação do mundo. Temos um campo de missão rico para evangelização. Mateus 28: 18-20
Aprovado neste dia 5 de setembro de 2024 pelos bispos que estiveram presentes durante a reunião na Universidade Africa em Mutare, Zimbabwe.
Bispo Eben Nhiwatiwa – Presidente das Faculdades de Bispos da África
Bispo Gabriel Unda – Presidente da Conferência Central do Congo Colégio dos Bispos
Bispo Daniel Wandabula – Presidente da Conferência Central Africana College of Bispos
Bispo Warner Brown – Área da Serra Leoa (interina)
Bispo Gaspar Joao Domingos – Zona Oeste de AngolaBispo Owan Tshibang Kasap – Área Episcopal do Sul do Congo/Zâmbia
Bispo Daniel Lunge – Área Central do Congo
Bispo Mande Muyombo – Área de Katanga Norte-Tanganica-Tanzânia
Bispa Joaquina Nhanala – Área de Moçambique
Bispo Samuel Jerome Quire – Área da Libéria
Bispo David Yemba – Aposentado – Conferência Central do Congo
Sobre as Faculdades de Bispos Africanos:
As três faculdades de bispos da Igreja Metodista Unida na África que compõem as Faculdades de Bispos Africanos são: Africa Central Conference College of Bishops, Congo Central Conference College of Bishops e West Africa College of Bishops.