O Distrito Eclesiástico do Zaire, surgiu com Restruturação Conferencial, aprovada na 35ª Sesão Conferencial que visou descentralizar o sistema administrativo eclesial, transformando cada Província em um Distrito eclesiástico; no processo de reformas eclesiásticas e sua ascensção, o distrito em Causa, teve sua gêneses na década de 90 do século XX, tendo feito parte do Distrito das Regiões, que compreendia as  Províncias de Cabinda, Zaire, Huambo, Benguela, Huila, Cunene e Namibe, tendo como seu primeiro superintendente, o Revo Manuel Vicente.

Nos  primórdios do segundo milénio, Cabinda e Zaire constituiram-se em Distrito Eclesiatico da Região Norte, até Janeiro de 2020. Durante dezasseis anos, superintenderam este Distrito, os Revos José da Silva, Moisés Jones e Emanuel Bongue Oliveira Santa. A irmã Maria de Fátima Kopo, foi a única Guia Leiga Distrital, desde o surgimento do Distrito em causa.

A partir de 17 de Janeiro de 2020, Zaire enquanto Província Eclesiática, passou assumir a sua  “autonomia” administrativa e eclesiástica, pois o tema que norteou a 35ª Sessão Conferencial “A Missão de Deus em Uma igreja Auto Sustentada, Auto  Governada, e Autoexpansiva” fez jus a isso.

 DEZ, é o acrónimo de Distrito Eclesiatico do Zaire. Situa-se na Província com o mesmo nome e tem como capital distrital, Mbanza Congo. Posui (4) Cargos Pastorais; (7) classes; (1) Ponto de Pregaçao, 1 Centro missionário, possui cerca de 372 de membros (físico) e 8 pastores que administram o serviço eclesiatico em toda extenção do Distrito. No âmbito da restruturação, o distrito subdividiu-se em duas intendencias; norte e sul do Zaire.

A Província do Zaire, tem como Capital, Mbanza Congo e consequentemente a capital do Distrito. Mbanza Congo é o antigo centro político, administrativo e cultural do antigo Reino do Congo. Foi classificada a patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO a 8 de Julho de 2017. Tem (6) municípios e (19) comunas. É limitado a norte pela Província de Cabinda e RDC, a leste pela Província do Uíge e RDC; a sul com a Província do Bengo e a Oeste pelo oceano atlântico.

Foram nomeados para intendentes, Os Revdos Álvaro Adão Calamba e Simão Joaquim Mavanda.O primeiro, supervisiona a intendência do Norte do Zaire, que compreende os municípios de Mbanza Congo, Cuimba e Nóqui. O segundo, a intendência do Sul do Zaire que abrange os municípios do Soyo, Tomboco e Nzeto.

Revo  Emanuel Bongue Oliveira Santa,  é o seu  primeiro Superintendente e a Irmã Rosa Leonardo, primeira Guia leiga do distrito.

1- INTENDENCIA/ CIRCUITO

Soyo 

Tomboco

Nzeto

2- INTENDENCIA/CIRCUITO

Mbanza Congo –

Noqui

Cuimba

Chamar no WhatsApp
1
Como posso ajudar?
Igreja Metodista Unida
Olá!
Posso ajudar?
Aperte o botão a baixo